Azia nem sempre é normal

Doutor, tudo o que eu como me dá azia!

Ouço isso muitas vezes no consultório… Mas, realmente o grande problema é que quando o paciente chega ao consultório com essa reclamação, já se automedicou por muito tempo, e só quando está incomodando demais procura o médico para saber a causa…

A azia é uma dor ardente no peito, logo atrás do esterno. A dor é muitas vezes pior depois de comer, à noite, ou quando se deita ou se inclina.

Azia ocasional é comum e não causa alarme. A maioria das pessoas pode controlar o desconforto da azia por conta própria com mudanças de estilo de vida e uma alimentação saudável, livre de gorduras, processados, gaseificados e bebidas alcoólicas.

Entre os fatores que contribuem com o aumento de casos de refluxo e azia, estão a obesidade e o sobrepeso, o fumo e a alimentação inadequada.

Azia que é mais frequente ou interfere com sua rotina diária pode ser um sintoma de uma condição mais grave.

A azia que se estende por mais de oito semanas precisa ser investigada, pois podem ser indícios de doenças mais sérias, como por exemplo: doença do refluxo gastroesofágico, Infecções, esofagite eosinofílica, esofagite medicamentosa e até um câncer.

👉 Portando, é importante ficar atento!

🗣 Consulte o gastro e NÃO se automedique!

👨‍⚕ iGastroProcto
🎯 Rua Antônio Chiericato, 150 – Ribeirão Preto – SP
☎ (16) 3441-9225 – (16) 3421-6294
📲 (16) 98133-2247 – Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?