Centro Médico de Consultas e Exames

Fissura Anal

Fissura Anal

A fissura anal é um problema de saúde frequente, contudo é deixado de lado pela população por estigmas socioculturais. Pode ser o início de uma doença grave e apresentar complicações se não tratada. Entenda mais:

1) O que é?

R: É uma doença localizada no canal ou orifício do ânus (final do intestino grosso), relacionada à um pequeno “corte” na pele daquela região.

2) Qual a frequência e população afetada?

R: É mais comum em crianças e adultos jovens. Responsável por 225.000 casos nos Estados Unidos. No Brasil, não há dados oficiais à respeito da frequência na população.

3) Qual a causa?

R: Mais frequentemente, está relacionada ao trauma na região do canal anal por fezes endurecidas, diarréia intensa, parto vaginal, sexo anal, esforço na evacuação, uso demasiado do papel higiênico. Outras causas, menos frequentes, também são: tumores, infecções, doença inflamatória do intestino (eg: Doença de Crohn).

4) Quais os sintomas?

R: Geralmente as pessoas sentem dor ao evacuar, sangramento de pequena quantidade junto com as fezes, no papel higiênico ou no vaso, coceira e irritação local.

5) É grave?

R: Na grande maioria das vezes, é uma condição benigna com evolução favorável.

6) Qual o tratamento?

R: Hoje, na grande parte dos casos, o tratamento é feito com algumas medidas gerais como banhos de assento com água morna (20 minutos por sessão, 3 vezes ao dia), evitar uso de papel higiênico (e sim ducha higiênica), comer bastante fibra na dieta (frutas, verduras, legumas, farinhas de aveia, linhaça, quinoa, farelo de trigo, etc.), ingerir bastante água (em média 2 litros por dia), praticar atividade física regularmente. Outros tratamentos vão desde remédios tomados por boca até pomadas locais, podendo ser necessário, em poucas vezes, cirurgia.

Por isso, sempre consulte um gastroenterologista ou proctologista!

Matéria elaborada pelo Dr. Rafael Lima Kahwage. Médico gastroenterologista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e membro associado aRome Foundation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Fissura Anal”

Precisa de ajuda?